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ELISA VENTURA

Educadora e Terapeuta
Neurociência Emocional Biossistêmica
Biopsicologia . Biofísica
Fisiologia Vibracional

NEB
Neurociência Emocional Biossistêmica

Os estudos sobre a Neurociência Emocional Biossistêmica se iniciam oficialmente a partir do encontro da nomenclatura adequada à sua abrangência, em dezembro de 2022. Porém o processo de compreensão, investigação e, basicamente, união de conhecimentos, já vem acontecendo por aqui desde dezembro de 2008. 

 

O objeto central de estudo é a sua confluência - a união das ciências - oferecendo uma perspectiva psico-físico-químico-biológica, em prol de uma visão integral da Natureza Humana e sua Potencialidade

 

A consciência expandida torna-se um ponto chave e também um objeto de estudo científico, pois oferece o estado psico-mental fundamental capaz de elucidar a via Natural da potencialidade plena.

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Entendo o caminho da expansão da consciência como um retorno à Natureza, à própria potencialidade humana conectada à Origem, conscientemente. Na experiência da expansão, constato e sinto expressivas modificações na forma como percebo, entendo e lido com o mundo, minhas relações, minhas atividades diárias e minha espiritualidade, minha relação com aquilo que entendo ser divino. Sinto e percebo uma ligação profunda com o Amor. Esta conexão consciente, eletromagnética, abre possibilidades para a biocomunicação com a Inteligência Amorosa Ecossistêmica (poderia dizer Cósmica, mas seria mais complicado encontrar extraterrestres para os estudos de campo - já na Natureza, qualquer ser vivo apresenta claramente sua biocomunicação ecossistêmica, menos a maioria de nós, seres humanos). 


A Natureza é Inteligente, Amorosa e Responsiva.

Porém, o que chamou a atenção da minha mentalidade lógica, analítica e investigativa, é o fato de que ocorrem também modificações de ordem orgânica. O organismo do indivíduo que expande a consciência apresenta alterações específicas, assim como são ativadas algumas funções orgânicas que não eram apresentadas anteriormente. Tais alterações e ativações podem ser observadas no fluxo de hormônios, no sistema nervoso, nas redes neurais, no estado emocional, nas percepções sensoriais, no sistema imunológico, dentre outros mas, principalmente, no sistema intitulado aqui nesta linha de pesquisa como Sistema Regenerativo. Todas as alterações/ativações são observadas como sendo de função restaurativa, tendo uma abrangência corpórea integral. Constata-se também que tais adequações podem ser capazes de impactar o meio em que o Ser está inserido.


Esta é a ponta do novelo para as investigações relativas à Neurociência Emocional Biossistêmica, ou também chamada de Neurociência Biopsicossistêmica.

Há muitas coisas novas a serem abordadas, descobertas e aprofundadas dentro deste foco de estudos. É um postulado. Ouso trazer algumas nomenclaturas ainda não usadas pela comunidade científica. Porém, pode-se dizer que a maioria dos pontos estudados são bem antigos. Alguns foram abandonados, outros ignorados, muitos descartados propositalmente, e outros ainda, bem conhecidos, não foram vistos por aquele determinado ângulo, cumprindo aquele determinado papel no organismo. É o minucioso trabalho de ligá-los, para entender a figura.

 

É uma linha de pesquisa independente. Estudos, tempo e dedicação que não estão sendo incentivados ou financiados por nenhuma instituição, ainda. Mas acredito ser questão de ir adequando o tema às regras acadêmicas, e no tempo das coisas tomará sua forma também em alguma Universidade e/ou Instituto de Pesquisa. Claro, nada impede que uma alma iluminada e próspera tenha interesse em financiar este promissor postulado desde já. Seria infinitamente mais tranquilo me dedicar tendo recursos para isso.

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O que sempre me moveu, e move incondicionalmente, é a vontade de cumprir o meu papel: compartilhar aquilo que aprendo, descubro e experimento. Além disso, vejo claramente a importância deste conhecimento para o atual momento da humanidade. 

 

A importância está nos resultados que isso possa impactar envolvendo diretamente novos embasamentos e fomentos para a Educação Emocional, tão importante à sanidade de todos, mas principalmente às crianças, jovens, mães e cuidadores de hoje.

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O tempo urge.

 

Você poderá ir à Índia entender sobre essas coisas, ou talvez ao Tibete, ou compreender profundamente alguns dos milenares ensinamentos orientais. Eu direi até para que realmente faça isso! O quão profundo você não poderia chegar! Mas, como disse, o tempo urge. 

 

Não se trata de definir a Consciência Cósmica, nem Deus, imagine a pretensão! Sabe-se que o desafio em unir CIÊNCIA e ESPIRITUALIDADE é bem antigo e sempre, de alguma forma, não alcançado. 

 

Apenas acredito que esta visão científica, unificada e ampliada, é capaz de expor claramente a Potencialidade Humana e a ação da Natureza em nós, o que poderá abrir um novo caminho, ligeiramente mais fácil de ser compreendido por uma mente ocidental. 

Se o indivíduo chegar a um simples e sadio diálogo com a Natureza através de uma mentalidade ecossistêmica, já estaremos fazendo um avanço enorme, e tão necessário para o momento.

 

Para que se tenha uma mentalidade ecossistêmica se faz necessário um acolhimento diferenciado do processo de desenvolvimento durante a primeira infância, embasado na investigação do comportamento orgânico, psico-físico-químico-biológico, onde seja estimulada a convivência direta com a Natureza, explorando as capacidades sensoriais, cognitivas e a biocomunicação intuitiva

 

A formação das primeiras redes neurais básicas, assim como todo o processo de mielinização e acolhimento das emoções primordiais, demonstram comportamentos completamente diferentes quando a consciência permanece “ligada” à sua origem ou não. Apresenta-se neste contexto uma bifurcação de extrema importância onde, por um lado, o indivíduo acessa e desenvolve suas habilidades e dons para viver plenamente em seu meio, e por outro, ocorre uma sucessão de situações traumáticas que irão se repetindo e o desconectando cada vez mais de si e do seu meio, ao longo de sua vida.

 

Tudo acontece na primeira infância! A Educação Emocional é de suma importância. A capacidade de SENTIR precisa ser acolhida tanto quanto a capacidade de PENSAR. E para ser acolhida, precisa primeiro ser compreendida!

Há muitas manifestações importantes envolvendo a capacidade de SENTIR que vão além de uma análise psicológica sobre expressões emocionais, temperamentos, personalidades e vínculos sentimentais. Além dos grandes avanços trazidos pelos estudos da neurociência atual, como disse anteriormente, é necessário unir as ciências para uma perspectiva psico-físico-químico-biológica, em prol de uma visão integral da Natureza Humana e sua Potencialidade. 

 

Quando se busca o olhar científico da física por trás das atividades mentais – do SENTIR e do PENSAR – observa-se um campo eletromagnético de enorme potência, responsável pelo poder de CONEXÃO e abastecimento/troca de INFORMAÇÕES.

O SENTIR é a nossa capacidade conectiva primordial! É necessária a investigação detalhada sobre todas as funções e impactos desta habilidade Natural para uma compreensão profunda do desenvolvimento pleno do indivíduo, incluindo o sexto sentido, a intuição e a biocomunicação. A glândula pineal deve ser estudada em todas as suas funcionalidades, hormônios, sistemas que a envolvem, assim como sua inter-relação biossistêmica. Pode-se afirmar que não há nada de metafísico nisso. O que há, é física!

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É incrível como, há anos, a comunicação tecnológica que usamos no dia a dia faz uso do eletromagnetismo para estabelecer conexões e trocar informações –  celulares, computadores, satélites, etc. – e quando se trata de nós, mal sabemos/lembramos que temos um campo eletromagnético, não entendemos quase nada sobre energia e abordamos tudo como mágico e místico, enquanto o efeito montanha-russa das emoções é tratado com um leque de patologias, cada hora com um nome diferente. É muito triste. Pode acreditar, estamos pagando um preço altíssimo por este DESconhecimento.

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A biocomunicação – também eletromagnética – carrega consigo informações valiosas à sobrevivência e ao desenvolvimento do ser, individual e coletivamente, reconhecidas orgânica e psiquicamente, que estabelecem uma conexão harmoniosa entre todo o ecossistema e corroboram com a evolução do planeta como um todo. Não é novidade nenhuma dizer que os seres vivos, da mesma espécie ou não, “compreendem-se” através de percepções sensoriais não-verbais, instintivas e intuitivas, entre si e para com a Inteligência da Natureza. 

 

No caso dos seres humanos, conforme a consciência se “desliga” da Natureza e de seu convívio, a biocomunicação “escapa” de sua percepção mental e sensorial, deixando de acessar estas inúmeras informações de suma importância! 

Com relação à sobrevivência, perde-se informações instintivas envolvendo direcionamentos, necessidades relativas à saúde/cura, alimentações sazonais, recuperação de energia vital, etc., mas principalmente envolvendo o perigo iminente.

Procuro sempre ilustrar com o fato de que no tsunami de 2004, os animais silvestres fugiram do local quatro horas antes da gigante onda. Infelizmente não posso dizer o mesmo da qualidade perceptiva dos seres humanos envolvidos neste trágico acontecimento.

 

Com relação ao desenvolvimento, perde-se informações intuitivas envolvendo a expressão da Potencialidade plena, dons e habilidades, capacidade criativa, inventiva, imaginativa e evolutiva, dentre outros importantíssimos estados psíquicos, essenciais à formação das primeiras redes neurais básicas e fundamentais ao seu bem-estar emocional e cognitivo ao longo de sua existência, principalmente envolvendo discernimento, propósito interno, sentido da vida, sensação de pertencimento, ética e uma forma saudável de se relacionar e estabelecer vínculos, sejam pessoais ou profissionais. 

 

Vemos claramente o impacto desta desconexão em crianças e adolescentes – muitas vezes se estendendo ao longo da vida adulta – como depressões, desinteresse ou descaso em desenvolver atividades, apatia em altíssimo grau ou o seu oposto, ansiedade e pensamentos acelerados, excessivos, obsessivos e repetitivos, pouca ou altíssima sensibilidade emocional, etc. – abrindo espaço para uma série de patologias.

Estes estudos tratam de elucidar o funcionamento do corpo-mente, em todas as suas facetas Naturais. Quando unimos as ciências e, principalmente, incluímos a física, o eletromagnetismo, observa-se que quando há uma experiência considerada mística, espiritual ou expansiva em termos de consciência, há uma conexão energética – eletromagnética – entre a consciência individual e a Inteligência Amorosa da Natureza, o que acaba por provocar uma alteração orgânica e mental benéfica – regenerativa.

Agora preste muita ATENÇÃO no que vou expor aqui. Um ponto interessante para se trazer em questão é o fato de que o inverso também é verdadeiro. Uma alteração orgânica ou mental nociva pode facilmente impedir que o indivíduo tenha uma experiência de conexão com sua própria potencialidade Natural – um caminho fácil para a manipulação em massa e a escravidão inconsciente.

É exatamente aqui que encontramos um desafio enorme! Tomar consciência do que faz com que percamos a Potencialidade Inata e nos propormos a RECUPERÁ-LA, acaba por erradicar os pilares sociais, econômicos, políticos, ambientais, medicinais e educacionais que sustentam nosso mundo de hoje.

 

O controle do comportamento humano não é mais imposto à força, como no passado. Hoje o controle acontece de forma inconsciente, por meio de manipulações mentais e orgânicas. Incita-se discórdia, desamor e luta pela sobrevivência. Consome-se toxinas que afetam todo o corpo, principalmente os sistemas nervoso, límbico, digestório e imunológico. Uma vez corrompida a capacidade sensorial, o indivíduo torna-se incapaz de perceber os gatilhos mentais. Outros sentidos são excitados de maneira que seja facilmente distraído e preso a prazeres, vícios e mais consumos. As escolhas giram em torno de um mesmo caminho, disfarçadas de diferentes. Capturado em uma visão turva e medonha sobre sua produtividade e sustentabilidade, o indivíduo é incapaz de perceber a roda de hamister e a escravidão insconsciente a que está submetido.

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O intuito destes estudos não é MUDAR o mundo. Não há como ser ou fazer DIFERENTE a partir de um mesmo ponto de vista.

 

É preciso conhecer, resgatar, curar o corpo e abrir a mente. 

 

O intuito destes estudos é trazer a VOCÊ a possibilidade de uma escolha INDIVIDUAL, de como você quer viver neste mundo. É trazer a possibilidade de, cada indivíduo, resgatar seu poder valiosíssimo de PERCEPÇÃO, para então começar a discernir e CRIAR novas escolhas. É trazer a emergente providência de acolher a capacidade perceptiva, criativa e conectiva Natural das crianças, sua potencialidade plena e lhes dar a oportunidade de uma vida saudável, feliz, engajada e amorosa, deixando melhores legados. 

 

O intuito destes estudos é trazer a possibilidade de CRIAR um novo mundo. 

 

Um mundo mais amoroso, livre e evolutivo – conectado ao planeta.

 

...

A Natureza está nos convidando, constantemente, a voltar para casa.

NEB
Grupo de Estudos

Grupo dedicado aos estudos sobre a Neurociência Emocional Biossistêmica – NEB.

Esta abordagem inclui a biofísica e a biopsicologia enquanto embasamento teórico às investigações referentes à inter-relação orgânica entre o Ser e a Natureza.

Inclui em sua proposta, a investigação dos processos de mielinização na primeira infância e a criação das Redes Neurais Mestras a partir de uma situação Natural – onde não ocorra a desconexão psíquico-mental entre o Ser e a Natureza – dando origem a novos padrões emocionais e comportamentais, mais engajados em sua própria origem e essência, empáticos e propícios à manifestação um estado psíquico-mental amoroso, evolutivo e ecossistêmico.

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Os encontros acontecem online, duas vezes ao mês, com duração de 1h30.

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